top of page

Apnéia Obstrutiva do Sono

A Apneia Obstrutiva do Sono é uma doença na qual a respiração sofre interrupções durante o sono, devido o estreitamento das vias aéreas que ficam bloqueadas. Quando ocorre a pausa na respiração, especialistas chamam de episódio de apneia.

A maioria dos pacientes que têm apneia obstrutiva do sono ronca durante a noite, isso ocorre, pois o ar tenta passar pela via aérea estreita. Entretanto, nem todos os pacientes que roncam apresentam episódios de apneia.

Além do ronco, outros sintomas da doença são: paradas da respiração durante o sono; sonolência durante o dia; boca seca ao acordar; suor excessivo durante a noite; dor de cabeça; irritabilidade; depressão.

O diagnóstico é feito através da polissonografia que define e registra as fisiologias enquanto o paciente dorme. São analisadas fisiologias como: atividades cerebrais e musculares; movimentos oculares; respiração; teor de oxigênio; posição corporal.

O tratamento de Motricidade Oral melhora e reabilita os aspectos funcionais e estruturais da região orofacial. Com isso, desenvolvem-se as funções de sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala. O fonoaudiólogo orienta o paciente a relaxar a cervical, posicionar corretamente a língua e, com exercícios, melhora a ventilação nasal, a mobilidade dos músculos e aumenta a força da musculatura mastigatória.

Nós podemos te ajudar a viver melhor! Entre em contato e agende agora mesmo a sua consulta!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page