IMPLANTES DENTAIS

Os implantes dentais são parafusos de titânio ou zircônia que são instalados onde houve a perda de um ou mais dentes. Estão cada vez mais acessíveis para que todos possam recuperar os dentes perdidos. Para isso, é avaliado a quantidade óssea necessária para um correto posicionamento desse implante para que possa servir de apoio para uma prótese (dente) A seguir, abordamos as principais dúvidas sobre o tratamento:

Qual a diferença entre implante e prótese?

Implante é o parafuso que é colocado no osso, onde ficava a raiz do dente. A prótese é adaptada sobre o implante, podendo ser uma coroa parafusada ou cimentada sobre ele. A prótese sobre implante pode ser de um dente (coroa sobre implante) ou até mesmo todos (protocolo de Branemark ou overdenture). 

Quanto tempo demora para colocar um implante?

O tempo médio de uma cirurgia de implante é de 40 a 90 minutos. Dependendo muito das condições gerais do paciente e a quantidade de implantes a serem instalados. 

Quanto tempo demora a cicatrização do implante?

O implante pode levar de 3 a 6 meses de cicatrização. Depende da região que é instalado o implante dental. Dentro desse período, acontece a osseointegração, ou seja, o osso vai se aderindo e criando novas células ósseas ao redor do implante. 

Quanto tempo leva para colocar o dente sobre implante?

Dependendo do planejamento feito pelo profissional, podemos colocar o dente após o período de cicatrização (osseointegração) ou logo após a cirurgia, que é chamado de carga imediata. Esse procedimento pode ser realizado quando o osso onde foi colocado o implante permite um travamento ideal para o implante suportar cargas mastigatórias e assim receber a prótese que é confeccionada após o procedimento cirúrgico.

 

 

Quais os tipos de prótese sobre implante?

As próteses podem ser feitas para repor a perda de um dente ou até mesmo todos. Quando se perde um dente, ou um grupo, preferimos fazer as coroas em porcelana adaptadas no implante, pois tem maior resistência e podem ser feitas individuais (se tiver osso suficiente para um correto posicionamento do implante). Quando vamos repor todos os dentes, podemos pensar em próteses suportadas nos implantes (overdêntures) ou fixadas sobre os implantes e normalmente são feitas em resinas.  A diferença entre elas é que as suportadas o paciente tira para higienizar, parecida com as próteses totais convencionais, porém, ficam presas nos implantes através de barras ou cápsulas. As próteses fixas são parafusadas nos implantes e não saem. Essas tem uma barra de ferro que dá maior resistência e conforto para o paciente. Elas também podem ser feitas em porcelana ou zircônia. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Como limpar os implantes?

As próteses sobre implante quando são em dentes individuais, devem ser higienizados igual aos dentes naturais. Passar fio, escovar o dente da forma indicada e fazer bochecho com antisséptico quando necessário. Quando são fixas com mais de um elemento dental, devem ser usados materiais específicos para limpar como os irrigadores intraorais, escovas interdentais e escovas de um tufo. (veja o vídeo explicativo em nossas redes sociais @odontologiaviverbem)


Rejeição de implante? 

A rejeição de implante pode ocorrer em menos de 1% dos casos. Claro que essa estatística depende de muitos fatores como a marca do implante, estado de saúde do paciente (diabetes, hipertensão, doenças autoimunes) e a higiene principalmente após a cirurgia. Outros cuidados também devem ser tomados quando se planeja fazer carga imediata.

Implante dental dói?

A cirurgia de implante é realizada sobre efeito de anestesia local, feita durante o procedimento, portanto, o paciente não sente dor durante o procedimento. Além disso, após a cirurgia é passado uma medicação de acordo com cada paciente. Dessa forma o paciente não sente nenhum desconforto após o procedimento de instalação de implantes dentais.

A partir de qual a idade que pode ser feito o implante?

Os implantes podem ser feitos em qualquer idade, desde que esteja com as condições de saúdes adequadas e controladas. O ideal é a partir do momento que tem a formação óssea dos maxilares (geralmente após os 18 anos) estabilizada. Porém, não tem limite de idade para pacientes fazer implantes. Como é o caso de pacientes com mais de 90 anos que já fizeram implantes dentais. 

Quanto custa um implante?

Essa pergunta é muito comum dos nossos pacientes. Porém, o valor normalmente pode sofrer alterações de acordo com o planejamento. Por exemplo: Qual tipo de implante usar (cilíndrico, cônico)? Qual tamanho (plataforma larga, estreita)? Qual conexão é mais indicada (cone morse, hexágono externo)? Quantos implantes serão feitos? Necessita de enxerto ósseo? Entre outros requisitos que são avaliados após o dentista avaliar. Pois cada pessoa é diferente da outra, bem como cada arcada dentária. 

Quando devo colocar o implante dental?

O melhor momento a ser colocado o implante, é logo após a remoção do dente, pois assim o implante estimula a região e permite menos perda óssea. Porém, nem todos os casos são possíveis de colocar o implante logo em seguida. Ai nesse caso, recomenda-se uma espera de 2 a 3 meses para fazer a reabilitação. Dentro desse tempo é avaliado a necessidade de se fazer enxerto como forma preventiva à perda óssea.

O que é o enxerto ósseo?

O enxerto ósseo nada mais é que a reposição de osso perdido na região onde o dente foi extraído. Quando se perde um dente, o osso que ficava em volta dele começa a reabsorver. Assim como os implantes, não tem um modelo único de como é feito os enxertos, pois eles podem variar de acordo com a região e quantidade de osso a ser recuperado. Basicamente, o osso a ser instalado pode ser adquiridos de 3 formas:

Autógenos (removidos do próprio paciente); homógenos (banco de ossos) ou heterógenos (biomateriais). Estudos mostram que a combinação de autógenos + biomateriais tem trazidos melhores resultados. Tanto para o conforto do paciente quanto à recuperação óssea desejada.

Ainda resta alguma dúvida?? Fale diretamente com nosso especialista em implantes dentais.

Irrigador intaoral

ENDEREÇO

 

Rua Joquim Nabuco, 452

 

Maringá - Pr

Conheça já nossa clinica e agende uma consulta:

                    |044| 3024-0514

                          9 9133-6679

  • Facebook
  • Clinica Viver Bem
whatsapp 44 9913336679