Conheça as 8 mentirinhas mais ouvidas pelos dentistas

Confira a lista feita por profissionais e veja se você já usou algumas dessas táticas para enganar o seu dentista

Escovar os dentes três vezes ao dia, passar fio dental, visitar o dentista periodicamente e seguir tudo que ele te orienta é fundamental para manter a saúde bucal em dia. Mas pode falar a verdade, nem sempre dá para cumprir todas essas regras, certo? Isso todo mundo sabe, mas o que não pode é tentar enganar o dentista na hora da consulta porque meu amigo, a condição da sua boca entrega todos os seus desvios de conduta, pode apostar.

Para te provar isso, juntamos alguns profissionais da área e perguntamos para eles: quais as mentirinhas que vocês mais ouvem no consultório? Confira a lista e veja se você está precisando rever seu repertório de mentirinhas.


1. "Meu braquete caiu sozinho (ou comendo miolo de pão ou escovando os dentes…)":

Essa frase foi citada como a mais dita por pacientes que usam aparelho. Os dentistas sabem que os braquetes não caem tão facilmente e que, provavelmente, você estava comendo algo muito duro, contrariando as orientações deles.


2. "Estou usando o aparelho móvel direitinho, só hoje que deixei na caixinha e esqueci de trazer":

Se essa frase for mentira, o profissional vai descobrir assim que analisar sua arcada dentária, pois se você está realmente usando o aparelho como deveria, o dentista saberá identificar os progressos no tratamento.


3. "Estou usando os elásticos 24 horas por dia. Não tiro pra nada, só tirei agora porque sabia que vinha pra consulta":

Os dentistas sabem que colocar os elásticos é uma das coisas que os pacientes ortodônticos mais odeiam fazer.


4. "Achei que iam me ligar para marcar a consulta"

Toda fez que um tratamento é iniciado, o dentista explica ao paciente a necessidade de manter as visitas periodicamente, mas muitos somem e não voltam para terminar o trabalho.

Só que quando a boca volta a doer ou o problema começa a ficar grave eles retornam sempre com uma boa desculpa na ponta da língua, e alegar que esperaram o consultório entrar em contato é uma das mais usadas, segundo nossas fontes.


5. "Nossa, eu escovo os dentes e passo fio dental 3 vezes por dia, não sei como o meu dente ainda fica sujo"

Muitas vezes os dentes estão tão cheios de placa bacteriana e restos de comida que é impossível acreditar nessa mentirinha. Isso quando o paciente também não está com a gengiva toda inflamada (avermelhada inchada e sangrando), sinal claro de que a boca não vê um fio dental faz um tempo.


6. "Quebrei o dente, mas acho que ele já estava solto faz tempo"

A mesma desculpa usada para peças de aparelhos quebradas serve para dentes trincados ou fraturados. Não importa a desculpa usada, o paciente precisa alegar que não teve culpa de nada.


7. "Vou no dentista a cada seis meses"

Essa é outra frase que pode ser facilmente derrubada apenas com uma simples análise dos seus dentes. Uma boca bem cuidada e com supervisão de um profissional por pelo menos duas vezes por ano não tem cárie, nem gengivite e nem nenhum outro problema bucal mais sério, pois do contrário o dentista já teria detectado e tratado nesse período.


8. "Acho que meu mau hálito vem do estômago, porque eu escovo os dentes muito bem todos os dias"

O que os profissionais especializados em combater a halitose mais ouvem nas primeiras consultas para tratar esse tipo de problema é essa frase. Mal sabem os pacientes que mais de 90% dos casos de mau hálito têm origem na boca.


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga